Introdução a administração
OBJETIVOS, DECISÕES e RECURSOS são as palavras-chave na definição de administração. A administração é o processo de tomar e colocar em prática as decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Esclarecendo e ampliando: 1. PROCESSO significa atividade ou ação. A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administrar é inerente a qualquer situação onde haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo. Em última instância, a administração é o processo que procura aumentar e garantir a qualidade das decisões sobre objetivos e recursos. 2. DECISÕES significam escolhas. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões ou escolhas, também chamados PROCESSOS:
1. Planejamento: o processo de planejamento abrange as decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos. 2. Organização: o processo de organização compreende as decisões sobre a divisão de autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar as tarefas. 3. Direção ou coordenação: o processo de direção significa ativar o comportamento das pessoas por meio de ordens; coordenação significa ajudá-las a tomar decisões por conta própria. A escolha entre um ou outro modelo depende do modelo e da cultura de administração.
4. Controle: o processo de controle compreende as decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados. 1. RECURSOS classificam-se em seis tipos principais: instalações, espaço, tempo, dinheiro, informações e pessoas. 2. ORGANIZAÇÕES ou SISTEMAS são conjuntos específicos de pessoas e recursos empregados na realização de objetivos.
3. PESSOAS estão no coração do processo administrativo, como agentes ou recursos. Elas tomam decisões, compartilham o processo decisório com outras pessoas ou são afetadas