Introdução a administração
1) O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?
R- É a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. É importante porque faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização. Proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o autoconhecimento organizacional e fornece consistência. As principais críticas do planejamento formal é: não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico, cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional, e inibe a criatividade, a inovação e a ousadia
2) Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
R- Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alcançados e quais atividades devem ser realizadas. Os objetivos se referem a uma importante dimensão do planejamento. São resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar por meio da alocação de esforços e recursos em determinada direção.
Os planos apresentam características diferentes podendo classificados de acordo com sua abrangência horizonte temporal, grande especificidade e permanência.
3) Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?
R- Os objetivos bem definidos devem ter as seguintes características: Ser específicos, mensuráveis, desafiadores, porém alcançáveis, definidos no tempo, coerentes e