Filosofia aristotélica
R: A justiça é teleológica – a razão é voltada no sentido da busca de todas as coisas por um bem, onde se define os diretos, sabendo o qual é o télos, ou seja, o propósito ou finalidade da prática social em questão; A justiça é honorífica – onde deve compreender o propósito ou finalidade de uma prática, e discutir as virtudes que ela deve honrar e recompensar.
2) O que significa o télos?
R: Palavra grega que tem como significado propósito, finalidade ou objetivo. Télos quer dizer que todas as coisas têm uma finalidade natural, que deve ser levada em consideração para a obtenção do sucesso da prática em questão.
3) Qual o propósito da política para Aristóteles?
R: Para Aristóteles as discussões sobre justiça são debates sobre a honra, a virtude e a natureza de uma vida boa. A justiça significa dar às pessoas o que elas merecem, dando a cada o que lhe é devido. Para ele política não é criar uma estrutura de direitos neutra em relação à finalidade e sim, é formar bons cidadãos e cultivar o bom caráter, ou seja, cultivar a virtude dos cidadãos.
Política é aprender a viver uma vida boa, onde as pessoas desenvolvam suas capacidades e virtudes humanas peculiares, para refletir sobre o bem comum, desenvolver um julgamento prático, participar da autodeterminação do grupo, cuidar do destino da comunidade como um todo.
Aristóteles diz que por meio da associação política, o indivíduo pode exercitar a faculdade humana essencial da linguagem, porque somente em um polis deliberamos com os demais sobre justiça e injustiça e sobre a natureza da vida boa.
4) Vocês concordam com a decisão dada ao caso Casey Martin? Por quê?
R: Concordamos. Uma vez que o propósito de uma partida de golfe consiste em colocar a bolinha com o mínimo de tacadas possível, e, para este fim faz parte do processo longas caminhadas e consequentemente o cansaço por estas caminhadas contribuem diretamente no resultado final de cada