Introdução a administração
A organização é uma das mais complexas funções administrativas, já que diz respeito a decisões cujos alcance a conseqüências são difíceis de antecipas.
Os principais conceitos que se fazem presentes no processo da organização, assim como apresentar suas características.
É importante distinguir o conceito de organização como entidade social e como função da administração.
Apesar de distintos esses dois sentidos da palavra organização estão inter-relacionados. As organizações fazem uso da função organização para alcançar seus objetivos de forma eficaz e eficiente.
O objetivo final da função de organizar é a criação de condições para que os objetivos estratégicos possam ser alcançados. Pelo planejamento se define o que fazer, enquanto a organização estabelece como fazer. Para Fayoul, organizar é constituir duplo organismo, material e social da empresa. Ou seja, organizar é dispor um conjunto de recursos humanos e materiais em uma estrutura, isto é, em dada ordem.
A organização é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelecem os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente. Fundamentos de organização
As organizações possibilitam o alcance de objetivos complexos, criando condições para superar os limites da ação individual.
Nesse contexto, as quatro funções administrativas, planejamento, organização, direção e controle devem ser vistas como esforços interligados dessa racionalização do processo de trabalho em organizações. O processo de organização
Organizar é um processo de dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcançar as metas definidas. O resultado final do processo de organização é o desenho da estrutura organizacional.
A divisão do trabalho é um dos pressupostos básicos da existência das organizações, uma vez que possibilita sinergia na