Introdução a administraçao
O sucesso de uma empresa não depende somente de altos investimentos em tecnologias, nesta deve-se implantar um sistema de controle eficaz, para que seja detectado possíveis problemas em tempo hábil, para então corrigi-los para que no futuro tais erros não venham ocasionar algo muito mais grave, abalando assim o desempenho organizacional.
Até mesmo as grandes empresas estão passiveis de problemas, a exemplificar, as lojas Americanas que em meado da década de 1990, quando o Brasil passou por uma hiperinflação, quando veio a tona problemas operacionais e estruturais dentro desta empresa, fato que fez com que esta tivesse um prejuízo estimado em 20 milhões, por ter tido um fraco desempenho em 2000, o controle tem duas funções essenciais, são elas monitoramento e correção, a primeira compara o desempenho real do planejado, já o segundo o próprio nome já diz, visa a corrigir qualquer desvio significativo, que esteja atrapalhando o alcance dos objetivos definidos.
Importância do controle para administração:
Como já foi dito anteriormente, vale frisar que o controle é de suma importância para o bom desempenho das atividades de uma organização, porém vale ressaltar que o controle e o planejamento estão intrinsecamente relacionados, pois as funções funcionam como um elo, onde uma depende da outra para que seja alcançado o êxito almejado .
Orientação do controle
Existe uma heterogenia no sistema de controle das empresas, isso significa dizer que, cada empresa tem seu próprio sistema de controle, existem três abordagens em relação a orientação dos sistemas de controle organizacional, são eles, controle de mercado, controle burocrático e controle de clã, aos quais detalharemos abaixo.
Controle de mercado
Este leva em consideração alguns critérios e mecanismo de mercado, tais como preços, participação de mercado e os lucros,para então poder avaliar e controlar as atividades e os resultados da organização. Em suma é o controle eu avalia o