introdução zara
A Zara iniciou-se na Espanha, em 15 de maio de 1975, onde foi aberta a primeira loja. Foi fundada por Amâncio Ortega, juntamente com sua mulher, Rosalía Mera. Trata-se de uma rede de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil, pertencente ao Grupo Inditex. A proposta da loja é “moda rápida e preços acessíveis” e desde que, a primeira foi inaugurada, tem sido um grande sucesso.
A empresa foi se expandindo e abrindo lojas em outros países como Portugal, Estados Unidos, França, México, Grécia, Bélgica, Suécia, Noruega, Israel, Alemanha e Brasil. Mas o verdadeiro salto foi a partir da inauguração da primeira loja em Milão, a capital da moda. Com preços competitivos e uma visão inovadora, a Zara se tornou um gigante do segmento varejista e passou a ser conhecida como máquina de fazer moda.
Em 2003 a marca se estendeu com a criação da Zara Home, lojas em artigo para o lar. Também fundou a Zara Home Kids e Zara Kids, com artigos infantis. Mais recentemente, em 2010, começou a fazer parte do comércio eletrônico, em alguns países. Com essa evolução a empresa alterou sutilmente a identidade visual, como o espaçamento das letras.
Através de uma área de aproximadamente 600.00 metros quadrados, 16 fábricas ligadas ao centro logístico por tuneis e 210 quilômetros de trilhos, onde as roupas elaboradas para a distribuição passam, ajudam a perceber a dimensão do sucesso. Além disso, possui a própria equipe de criação para responder prontamente cada tendência apontada pela moda e acasalam informações com as questões de cada gerente de loja e conselho dos comerciantes.
O efeito é quase imediato e destacável ao comparar-se com a concorrência. A Zara opera para que a última tendência em roupas em apenas 15 dias. Enquanto as demais lojas contemporizam até 5 meses para expor as novas coleções. Esse conceito de velocidade está alinhado a um preço acessível, com produto de qualidade e sempre inovado. Ao ano, são produzidos mais de 11 mil novos