Introdução tcc
No contexto do debate sobre os movimentos sociais, as produções teóricas sobre os movimentos sociais rurais são ainda mais reduzida, em comparação aos debates realizados sobre os movimentos sociais no meio urbano. E os poucos estudos realizados apontam para a necessidade da ampliação e aprofundamento dessa discussão sobre os movimentos sociais rurais no contexto amazônico, em razão da região amazônica possuir uma diversidade sociocultural articulada a uma rede de relações sociopolíticas que se correlacionam e se interpõem, formando assim uma complexa organização sociopolítica cujas alianças políticas saíram do plano local e passaram a serem articuladas as mobilizações sociopolíticas de alcance globais.
Neste sentido, com objetivo de colaborar para a ampliação do debate sobre a organização sociopolítica no interior das comunidades ribeirinhas da Amazônia, o presente estudo consiste em analisar as estratégias de organização sociopolítica desenvolvidas pelas lideranças comunitárias para o acesso a bens e serviços sociais nas comunidades ribeirinhas Ebenézer e Santo Antônio de Mucajá em Maués/AM.
Conhecer as estratégias sociopolíticas de mobilização das lideranças comunitárias no acesso a bens e serviços, no contexto interno e externo às comunidades citadas; Analisar as relações sociais e a dinâmica organizativa das lideranças comunitárias no contexto interno e externo às referidas comunidades; Identificar as semelhanças e diferenças na modalidade de organização sociopolítica das lideranças comunitárias existentes entre referidas comunidades.
Os estudos realizados sobre a região amazônica concentram seus debates na dimensão ambiental e sociocultural, poucos vêm se dedicando a dimensão sociopolítica, principalmente no meio rural. Neste sentido, o debate sobre a organização sociopolítica das comunidades ribeirinhas amazônicas é relevante do ponto de vista acadêmico e científico, porque há necessidade ampliar os estudos sobre a organização sociopolítica