Introdução sobre a teoria geral da administração
A tarefa básica da Administração é a de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia. E através dessa abordagem de Idalberto Chiavenato (2010), que iniciamos nosso trabalho, sobre a aplicação das teorias administrativas nas organizações, mas especificamente na empresa multinacional Ambev – Companhia de Bebidas da Américas.
Nos dias atuais tudo muda constantemente, oque hoje é novo, amanhã se tornará obsoleto. As organizações estão cada vez mais complexas e competitivas, e na medida em que o ambiente se torna mais turbulento, maior a necessidade de opções diferentes para a solução dos problemas. Foi dessa forma, com as crescentes necessidades que nasceram as teorias, na qual podemos obter diferentes tipos de estratégias para nos manter atualizados, buscando inovações e renovação, além de solucionar os problemas que antes não existiam.
As teorias administrativas oferecem modelos estratégicos para a solução dos problemas. Cada uma delas ensina a discernir o que é relevante e guiar nossas ações e o que deve ser feito em cada situação ou circunstância, para que possam desempenhar um resultado satisfatório.
Nos capítulos que se seguirão veremos que além de conhecer sobre cada uma das teorias, será preciso verificar qual se encaixa melhor para cada tipo de organização, além do conhecimento precisamos agregar outros fatores, tal como as habilidades, que podem ser: habilidades técnicas, habilidade humanas e habilidades conceituais, já que habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.
Entretanto é importante frisar que as teorias sozinhas não bastam e preciso pensar e raciocinar sobre os conceitos que elas abordam, pra praticá-la da melhor forma possível dentro de uma organização, com necessidades específicas e diferentes uma das outras, utilizando-se dos preceitos de um administrador, tais como: planejar, organizar, liderar.
Espero