Introdução Prova Brasil
O grupo de alunos com pior situação econômica teve os piores desempenhos em matemática e português na Prova Brasil de 2009, mostra um cruzamento de dados feito pela Fundação Lemann e fornecido ao UOL Educação.
A prova é aplicada a alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e acontecem a cada dois anos. Os dados de 2009 são os mais recentes disponíveis.
"O objetivo da Prova Brasil é avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País", explica Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica do MEC em 2009.
Existem dados que comprovam que pobres e negros tem o pior desempenho na prova Brasil e os melhores são os pardos e brancos, não entendo o porquê, só sei que essa prova Brasil não está surtindo efeito algum, porque mostrar o problema é fácil, precisa ser resolvido o mais rápido possível com novas medidas na maneira de ensinar.
Neste trabalho em grupo, de elaboração de atividades baseados nas questões da prova Brasil, vamos esclarecer qual é a sua importância para a orientação de escolas e professores do Brasil inteiro. O governo, com essa iniciativa de investigar os conteúdos de ensino das escolas públicas, mesmo com a intenção de melhorar o ensino, tem feito o mínimo que poderia, pois os recursos que são destinados para as escolas deveriam ser de acordo com a realidade dela.
O nosso governo deveria investir de forma preventiva, já atuando nas escolas os conteúdos que seriam usados na prova Brasil para que os alunos já se preparassem antes de realiza-la. E não querendo pedir muito, as crianças da educação infantil, já deveriam ser trabalhadas e preparadas para enfrentar um primeiro ano sem tanta dificuldade que é o que acontece.
Porque que as escolas particulares têm uma melhor preparação, e quando prestam um vestibular tem muito mais chance de passar do que um aluno de rede pública...
E não deveria haver essas diferenças de ensino entre as instituições,