Introdução ph
O ph ou potencial de hidrogênio(potencial de hidrogeniônico significa o expoente do íon hidrogênio), é utilizado para descrição do grau alcalinidade de uma solução. O pH é fundamental na medida das substâncias líquidas, assim como o grau é uma medida de temperatura. Sua medição é de fundamental importância em diferentes áreas, tais como, saúde, ambiental, biotecnológica e em inúmeros processos industriais. As medições de pH devem ser realizadas corretamente, com qualidade e confiabilidade, senão podem afetar negativamente a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.
.Podemos hoje considerar que as propriedades acidas de uma solução são devidas a presenças de íons hidrogênio(h+)enquanto as bases correspondes a substancias com o maior números de íons hidroxilas (oh-). A acidez ou alcalinidade de uma substancia pode ser expressas em uma escala de ph de 0 a 14,onde o ponto central é 7, caracteriza-se por representar o equilíbrio entre as concentrações de íons + e oh-, sendo assim denominado de neutro.as substancias acidas apresenta ph inferior a 7, enquanto nas básicas ou alcalinas o ph é superior ao ponto neutro.
Em água pura, as concentrações de íon de hidrogênio e hidroxila são iguais a 10-7M a 25°C. Trata-se de uma solução neutra. Uma vez que a maioria das amostras possui menos que 1M de H+ ou OH-, valores extremos de pH, 0 para ácidos e pH 14 para bases, são estabelecidos. É claro, com ácido e bases forte, valores de pH abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, mas raramente medidos.
Os ácidos e bases estão presentes na vida diária na forma de frutas, sucos, agentes domésticos de limpeza, entre outros. Ácidos são compostos que podem doar prótons, e bases são compostos que podem aceitar prótons, segundo a teoria de Brönsted-Lowry.
Na teoria de Brönsted-Lowry toda reação ácido-base dá origem ao par ácido-base conjugado.
Para medir a força de um ácido em solução aquosa ácida ou básica, foi introduzida a escala de pH por P. L. Sorensen: pH = - log [H3O+]