Introdução geral sobre teoria do conhecimento
A atitude que Caracteriza a filosofia é a atitude crítica-filosófica, que consiste em negar algo que já existe (conceito) apresentando uma explicação positiva à negação que se fez. Essa atitude só pode existir se houver a negação (crítica) e a positividade (argumentação).
Sobre o Milagre-grego:
Segundo Burnet, o milagre-grego foi a ruptura da maneira de pensar e aceitar os critérios explicativos estabelecidos, em Mileto, no século VI a.C. quando de um momento para o outro, repentinamente passou a se pensar de forma crítica-filosófica as explicações existentes.
Sobre a passagem Mito-Filosofia:
Segundo Cornford, se deu pelo questionamento sobre a explicação cosmológica à respeito dos mitos, quando ocorre a passagem do mito para a filosofia, e gradualmente se instauram as explicações do ponto de vista filosófico para as questões que até então só haviam sido explicadas miticamente.
Sobre Cosmogonia e Cosmologia:
Para Cornford, a cosmogonia é o modo de explicar as questões pertinentes do cotidiano grego, no cenário pré-socrático através da visão ideológica, pelos mitos (Teogonia), envolvendo os Deuses (Pelos Deuses).
Para Cornford, a cosmologia explica positivamente (com o uso da Razão/Racionalidade) as mesmas questões que anteriores à esse modo de pensar, eram respondidas pela cosmogonia.
O que é conhecimento em cada um dos períodos da Antiguidade e como é possível conhecer o ser humano em cada um deles?
Período Cosmológico: Nesse período (Séculos VII –V a.C.) o conhecimento era baseado em explicações racionais a cerca da origem, ordem e transformação da natureza. Surgem afirmações de que o mundo é eterno e nele