Introdução geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações
Como conseqüência do grande desenvolvimento tecnológico e da tecnologia de informação, o inicio da década de 1990 ficou conhecido como Era da Informação. A riqueza neste momento passa a ser o conhecimento e o recurso organizacional.
Tecnologia de Informação (TI): casamento do computador com a televisão e as telecomunicações, provocando profundas transformações nas organizações e na vida das pessoas.
A Era da Informação, trouxe diversos conceitos como escritório virtual e não-territorial, compactação dos arquivos eletrônicos substituindo os papéis, os centros de processamento de dados foram transformados em microcomputadores nas organizações, surgimento de empresas virtuais.
Miniaturização, portabilidade, virtualidade e instantaneidade passaram a ser a nova dimensão fornecida pela TI. Além disso, as comunicações se transformaram em móveis, flexíveis e rápidas permitindo maior tempo e dedicação ao cliente.
Podemos pontuar alguns temas que diferenciam a nova economia em relação a velha economia, sendo eles: conhecimento, digitalização (internet), virtualização, molecularização, interligação/redes interligadas, desintermediação, convergência, inovação, produ-consumo, imediatismo, globalização e discordância.
A Era da Informação, acarretou alguns problemas, pois pegou a maior parte das organizações despreparadas para a nova realidade. A velocidade e a intensidade das mudanças foram além do que se esperava. A solução foi basicamente, recorrer a medidas para sobrevivência e da excelência, justamente daí que surgem os modismos na Administração.
Melhora contínua: visa à qualidade dos produtos e serviços dentro de programas em longo prazo, que privilegiam a melhoria gradual e o passo a passo por meio da colaboração e participação das pessoas.
A melhoria contínua deriva do kaizen (filosofia japonesa) e não significa somente fazer as coisas melhor, mas conquistar