introdução Estágio Supervisionado I Educação Física
O Estágio Supervisionado I é uma prática investigativa, formadora e crítico-reflexiva de fundamental importância para nossa formação acadêmica e para a construção de nossa identidade docente. A extrema importância do Estágio Supervisionado se dá por fornecer a aproximação do acadêmico com sua futura área de atuação. Esta pratica tem como objetivo discorrer sobre o futuro do professor, oferecer caminhos que levem à reconstrução do conhecimento e principalmente romper com as práticas de reprodução, pois, com essa aproximação que ele fornece, ele dá ao aluno a chance de entender a realidade de como se encontra a Educação Física Escolar e fazer uma reflexão crítica sobre a mesma buscando sempre melhorar sua prática. “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia” (PIMENTA E LIMA, 2004).
Para Silva (2005) no cotidiano acadêmico é perceptível que os graduandos se envolvam com muita disposição e ânimo quando a universidade lhes proporciona a participação em que consiga colocar conhecimentos teóricos em prática, acompanhados de um profissional supervisor ou quando possui uma instituição conveniada que estão em permanente contato com a universidade. É necessário que o estagiário aprenda a observar e identificar os problemas, estar sempre aprendendo e buscando informações, questionar o que encontrou além de buscar trocar informações com professores mais experientes (OLIVEIRA, s.d).
Segundo Schon apud Alarcão (1996) o estágio deve ser considerado tão importante como os demais conteúdos do currículo. Assim, os próprios docentes, como as universidades ainda não deram o devido valor à prática da formação do professor.
Os conhecimentos adquiridos na prática e a troca de experiências são considerados as melhores formas de aprendizagem, o que reforça a necessidade de se discutir como essa aprendizagem ocorre