introdução de TCC
INTRODUÇÃO
A educação como direito de todos tem a responsabilidade de possibilitar o desenvolvimento completo do cidadão, cabendo à escola o papel fundamental de permitir que o direito de acesso à mesma, seja garantido a todos independente de sexo, cor, religião, etnia, ou deficiência qualquer que seja ela. A construção de uma sociedade inclusiva exige o reconhecimento das diferenças humanas e nos remete à necessária superação dos processos sociais de hierarquização de pessoas e saberes. O panorama histórico da educação brasileira nos remete a situações de exclusão, a um sistema educacional seletivo, ao mesmo tempo em que se aposta na integração, as práticas muitas vezes, continuam tendo uma natureza segregacionista.
O tema da pesquisa nos apresenta diversas problemáticas, um dos grandes dilemas encontrados pelos professores é “Como incluir ao mesmo tempo em que se depara com a exclusão dentro das próprias escolas?” Criando assim, duas lógicas: das semelhanças e das diferenças. “lógica das semelhanças é a lógica das classes; a lógica das diferenças é a lógica das relações” (MACEDO, 2005, p. 12). Ao colocar crianças com necessidades especiais dentro de salas e ambientes inadequados, a mercê de profissionais despreparados, há um favorecimento à exclusão e não à inclusão.
Este trabalho justifica-se pelo fato que na sociedade a inclusão apresenta-se como um meio o qual possibilita a inserção daquele que até outrora vivera as margens das oportunidades sociais. Outro fator que justifica o referido estudo esta presente na mistificação do conceito de inclusão no