Introdução de glicios e lipidios
432 palavras
2 páginas
IntroduçãoGlicídios
Os glicídios são biomoléculas orgânicas formadas hidrogênio, oxigênio e carbono,glicídios é responsável pelas seguintes funções:
Gerar energia.
Atuar na formação de partes dos corpos dos seres vivos.
Os principais glicídios são :
Glicose - é um glicídio energético, também conhecido como dextrose, encontrado no açúcar do mel, na uva e outros frutos.
Sacarose - também energético, é encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba. É o açúcar comum muito utilizado no mundo todo..
Amido - glicídio que serve, nas plantas, como reserva de energia.
Celulose - tem a função de formar as paredes das células dos vegetais.
A classe dos glicídios(do grego glicos, "doce") é muito ampla e abrange desde o açúcar comum até compostos muito complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese. De origem predominantemente vegetal, além de exercerem função energética, podem desempenhar papel estrutural.
Lipídios
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc.).
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
Participação da composição das membranas celulares.
Em animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas
Principais fontes de lipídios