introdução de enfermagem
Os anti-hipertensivos são uma classe de fármacos utilizados no tratamento da hipertensão. A atuação dos medicamentos na pressão arterial ocorre por seus efeitos sob a resistência periférica e/ou débito cardíaco. Isso pode ser feito por aqueles que inibem a contratilidade do miocárdio ou reduzem a pressão do ventrículo do coração.
A pressão arterial elevada é um problema de saúde pública. Promove alterações patológicas vasculares e causa hipertrofia do ventrículo esquerdo. Pode levar a acidente vascular cerebral (AVC),infarto e morte súbita. Hipertensão é classificada como aquela maior ou igual a 140/90. Inicialmente só são tratados com medicamentos aqueles pacientes com pressão arterial diastólica fora do limite 85-94 mmHg.
MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS
O uso de medicamentos na hipertensão arterial , deverá ser instituído de forma imediata em hipertensos graves ou naqueles que apresentam mais fatores de risco cardiovascular ( tabagismo , diabete melito , obesidade abdominal , dislipidemias , etc...) ou ainda , nos pacientes que apresentam evidências de lesões em orgãos- alvo da hipertensão arterial ( exemplo: hipertrofia ventricular esquerda no ecocardiograma ou infarto do miocárdio prévio ) .
Atualmente , dispomos de uma infinidade de medicamentos para o combate da hipertensão arterial . A opção por uma ou outra medicação , deverá levar em conta aspectos individuais de cada paciente. Cerca de 70% ou mais dos paceintes hipertensos , necessitarão de duas ou mais medicações para o controle adequado de sua pressão arterial.
Infelizmente , pelo caráter crônico , assintomático e incurável da doença , grande parte dos pacientes portadores de hipertensão arterial abandonam o tratamento. Em um estudo brasileiro recente , constatou-se que menos de 10% dos pacientes hipertensos apresentavam um controle satisfatório da pressão arterial.
MEDICAMENTOS ANTI-HIPERTENSIVOS:
- Diuréticos:
O mecanismo de ação anti-hipertensiva