Introdução da informática
Este trabalho mostra os principais componentes de um computador.
Começando com o gabinete, passando pelos componentes da placa-mãe, como processador, memória RAM, bios, bateria e chip set, tipos de placa, tipos de barramentos, placas de expansão.
Placas de vídeo e seus conectores, placas de som e seus canais de som.
Placas de rede de cabeamento e wireless, processadores e seus núcleos e seus fabricantes.
Vamos abordar todos os componentes internos do computador.
Gabinete
Caixa normalmente metálica ou plástica para montagem de diversos componentes de um computador. Normalmente era confundida com CPU no entanto gabinete não é CPU.
Casemod
É a modificação do gabinete de um computador. Muitas pessoas, particularmente entusiastas em hardware usam o casemod para ilustrar mostrando o hardware interno e também por propósitos estéticos. Gabinetes também são modificados para melhorar a performance do computador.
Placa mãe É a parte mais importante do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete.
Slots: Encaixes para conexão das placas expansoras, como placa de vídeo, placa de rede, etc.
Soquete: encaixe na placa mãe para conexão do processador.
Portas: Encaixe na placa mãe para conexão de componente que ficam da parte externa do gabinete.
Chipset: Realiza a comunicação entre diversos componentes do computador com a CPU. Normalmente o Chipset é formado dor dois chips chamados de Ponto Norte e Ponte Sul.
Tipos de placa mãe
AT
AT é a sigla para Advanced Technology. Um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do