Introdução - contabilidade e o contador
2. 1 - O objetivo maior da contabilidade é permitir o estudo e o controle do patrimônio das entidades econômico-administrativas. A partir da avaliação da situação econômica e financeira da entidade, poderão ser projetadas suas tendências futuras. Se necessário for, poderão ser corrigidas os rumos da entidade por meio de gestões administrativas visando a tal fim, com a finalidade de melhorar os resultados a serem alcançadas. Porém, este século, está ficando marcado com os avanços da tecnologia, e com isso o ritmo das informações se propagam em uma velocidade vertiginosa. Com o advento da informatização, aufere melhor resultado. Quem consegue acompanhar esse ritmo agitado aplicado pela sociedade atual, está a frente de se qualificar e aperfeiçoar. A ferramenta que dá esse conhecimento necessário é a contabilidade. Essa ciência busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização. O profissional formado em ciências contábeis não só cumpre aquelas questões tributárias e burocráticas, mas também faz um amplo trabalho dinâmico no sentido de fornecer aos gestores informações precisas nos processos de decisão.
2.2 PROCESSO ADMINISTRATIVO.
A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL.
A contabilidade é de longe uma ferramenta essencial na Gestão Empresarial, sejam contadores, administradores, ou responsáveis pela gestão de uma empresa. Ela, está voltada para uma melhor administração de uma empresa, transmitindo ao gestor, melhores informações, assegurando ao mesmo uma excelente base para futuras tomadas de decisões. No ambiente empresarial, será a evidencia das informações futuras, projeções das informações futuras, sendo essa de grande importância e de uma necessidade espetacular nos dias atuais.
Por fim, a Contabilidade no mundo é uma das profissões mais nobre, a partir do momento que o empresário confia e busca deste profissional todas as informações do passado