Introdução cadeia produtiva potato
Em virtude da globalização, evolução dos mercados consumidores, e implementações tecnológicas dos processos produtivos; o conceito de cadeia produtiva tem aprimorado. Especificamente, no caso de produtos de origem vegetal, cadeia produtiva pode ser visualizada como a ligação e inter-relação de vários elementos segundo uma lógica para ofertar ao mercado commodities agrícolas in natura ou processadas.
5.1. MONTANTE DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Conhecido como o conjunto de atividades desenvolvidas no segmento “antes da porteira” tem como objetivo o fornecimento de insumos à produção. Sendo esse setor composto pelos fornecedores que se referem às empresas que têm por finalidade ofertar produtos tais como fertilizantes, agroquímicos, embalagens, máquinas e implementos agrícolas, tecnologia, batata-semente, entre outros insumos necessários para a produção da batata, e também as linhas de crédito que são disponibilizadas aos produtores.
E um dos principais insumos citados anteriormente é a batata-semente que caracteriza-se como um dos itens que tem uma parte significativa no custo de produção da bataticultura, além de ser um insumo limitante na sua produtividade e qualidade. Na prática pode-se plantar qualquer tipo de tubérculos de batata, mas somente com batata-semente de qualidade são obtidas alta produtividade e qualidade de batata-consumo. Grande parte da batata-semente utilizadas no país é importada de outros países produtores. No Brasil, na produção de batata temos de pequenos a grandes produtores, com diferentes tipos de tecnologias utilizadas para todo o processo de produção, sendo o tipo convencional o principal sistema de plantio utilizado. Este processo é constituído por diversas etapas, iniciando pela escolha da área a ser