Introdução ao Serviço Social
ESR- INSTITUTO DE CIENCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
SSC- CURSO DE SERVIÇOSOCIAL DE CAMPOS
DISCIPLINA: Introdução ao Serviço Social
PERIODO: 2° semestre de 2013
Prof.: Verônica Gonçalves Azeredo
Nome: Mayara Lanes Souza
Questão Social e Serviço Social na formação sócio-histórica brasileira
Palavras chaves
Citações
Observações
Questão social; capitalismo; escravista
Questão social; industrialização
Lutas sociais; Estado; Igreja; classes dominantes
-“processo de formação da questão social no Brasil.. resulta das diversas crises econômicas próprias do capitalismo brasileiro, via de regra, gerando processos sociais conflitivos no campo e na cidade, desde o período escravista.” (pg. 2)
-“A questão social, latente ou explícita, sempre esteve no centro das lutas sociais travadas no interior da sociedade brasileira. na maioria das vezes, essas lutas tiveram um caráter elitista, mas sempre buscando a participação das massas: lutas pela terra, migrações internas, servidão e extermínio do indígena, movimento negro,liberdade sindical, protestos sociais dos trabalhadores emergentes da industrialização tardia.” (pg. 2)
-“Em nossos termos, a questão social traduz-se nas lutas sociais, partidárias ou sindicais que os segmentos ou as classes sociais vêm travando ao longo da formação socioeconômica capitalista do Brasil. Na maioria das vezes, o Estado, a Igreja e o mercado utilizam-se dessas lutas para harmonizar os conflitos e as contradições decorrentes das relações sociais de produção, retardando seu reconhecimento ou legitimidade e dispensando-lhe um tratamento que tem visado apenas garantir os interesses dos estamentos ou das classes dominantes.” (pg.3)
A formação da questão social gerou várias crises e conflitos.
A questão social em todas as suas formas sempre esteve presente nos processos políticos, nas lutas de classes.
O Estado e a Igreja se