Introdução ao Estudo do Direito
1- O que foi o Organon Aristotélico?
Foi a tentativa de traduzir no papel o conhecimento humano de diferentes culturas e países, pretendendo assim trazer em conceitos rápidos o conhecimento humano.
2- O que foi a Propedêutica?
Foi a disciplina introdutória a natureza Ontológica do Direito
3- O que é a Ontologia?
Ontologia vem do grego: ontos = ser e logos = razão, lógica. Organizar a sociedade, resolver conflitos, senso de justiça. Segundo Maria helena Diniz a palavra Ser é multívoea, tem uma variedade de sentidos. O ser, em , será aquilo que todos os entes têm em comum; o ser é o que o ente tem e que o faz ser ente. A rigor, ontologia deveria significar teoria do ente, pois consiste na tentativa de classificar o ente, de definir a estrutura de cada tipo de ente.
4- Porque o Direito é plurívoco?
Por que ele é feito de linguagem, de comunicação.O sentido do direito varia de acordo com cada sociedade.
Aristóteles dizia que é preciso tratar as pessoas de forma diferente para que haja justiça. Ex.: Quando emitimos uma mensagem o receptor pode entender de forma diferente da que o emissor quis dizer.
5- Dê o conceito de Direito.
Não há consenso sobre o conceito do “Direito”.O Direito não tem conceito definido por ser plurívoco. O Direito é fruto das lutas, avanços da sociedade.Se entende que o Direito é passível do Direito. Dada a variedade de elementos que o compõem, o Direito tem escapado dos marcos de qualquer definição universal
6- Escolha um autor e dê o conceito de Direito segundo o mesmo.
Paulo Nader - Em lato sensu, a Ciência do Direito corresponde ao setor do cónfiecimento humano que investiga e sistematiza os conhecimentos jurídicos. Em stricto sensu, é a particularização do saber jurídico, que toma por objeto de estudo o teor normativo de um determinado sistema jurídico.
Tércio Sampaio Ferraz Jr. – É muito difícil de ser definido com rigor. De uma parte, consiste em grande número de símbolos e ideais