Introdução ao estudo da corrosão eletroquímica e métodos de prevenção.
Tiago Lemos e Cleimar de Oliveira
Universidade de Caxias do Sul
Departamento de Química
Introdução
A corrosão é um processo que ocorre nos metais pela interação destes a um meio de exposição e assim causando perda de material deste metal em certa região ou como um todo. Quimicamente falando a corrosão nada mais é que a tendência do elemento que sofreu a corrosão de voltar a ser um composto estável. O exemplo mais comum de corrosão é a do ferro, em que seu processo corrosivo é denominado de ferrugem.
Procedimento experimental
Em nosso procedimento experimental aquecemos 100mL de água em um copo de Becker de 150mL,após adicionamos 1,5g de Agar-agar em pó.Agitamos ate formar suspensão coloidal,acrescentamos 5 gotas de solução de ferrocianeto de potássio e 3 gotas de fenolftaleína.
Deixamos a suspensão resfriar e pegamos 4 pregos limpos,secos e polidos, enrolando um com um fio de cobre,um com tira de zinco,um levemente dobrado e o outro reto.Colocamos em uma placa de Petry os pregos.Quando a suspensão amornou derramamos dentro da placa ate cobrir os pregos.Deixamos em repouso e observamos o resultado.
Discussão e resultados
1º prego: Oxidou o ferro ficando de cor avermelhada.
Fe° ----> Fe(2+) + 2e
2º Prego dobrado: ao ser dobrado, o prego ficou na sua superfície com falhas, aumentando a probabilidade de oxidação.
3º Prego enrolado com cobre: O prego enrolado em cobre oxidou, este fato deve-se ao potencial normal de redução do cobre ser maior do que o potencial normal de redução do Fe, logo o cobre não sofre corrosão, oxidando-se o ferro.
Fe° ----> Fe 2+ + 2e 0,44V
Cu2+ + 2e---->Cu0 +0,34V
Fe (s) + Cu2+ → Fe2+ + Cu (s) +0,78V
4º prego com zinco: Neste caso o ferro só oxidou nas zonas sem zinco, uma vez que o seu potencial normal de redução