Introdução ao estudo da contabilidade
É a ciência que permite, por meio de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio.
Técnicas Contábeis
a) Escrituração: registro, em livros próprios (Diário, Razão, Caixa, Contas Correntes, etc), de todos os fatos administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas.
b) Demonstrações: quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. Dentre as demonstrações contábeis, tem-se o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
c) Auditoria: verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações contábeis através do exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles.
d) Análise de Balanços: exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis com o fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da contabilidade.
Função da Contabilidade:
A contabilidade cuida da classificação, registro, análise e controle de todas as operações realizadas por uma Instituição, admitindo uma constante avaliação da sua situação econômica-financeira.
Campo de Aplicação da Contabilidade
Abrange todas as entidades com ou sem fins lucrativos, pessoas de Direito Público (União, Estados e Municípios) e pessoas físicas.
Objeto da Contabilidade
É o patrimônio, o qual representa o conjunto de elementos necessários à existência de uma entidade.
Objetivo da Contabilidade
É permitir o planejamento e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades, fornecendo à Alta Administração informações para a tomada de decisão, bem como verificar se a entidade está agindo conforme os planos e políticas traçadas pela direção da empresa.
Finalidade da Contabilidade
Permitir aos seus usuários a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade, tais como os fluxos de receita e gastos, os fluxos de caixa, o capital de giro e as