Historia Do Pensamento Contabil
Disciplina: História do Pensamento Contábil
Curso: Ciências Contábeis
Formação: Complementar
Carga Horária Anual: 60
Série: 1ª
Turno: noturno
Professor: Jóbio Balduino da Silva e-mail: jobio@ftm.edu.br
Objetivos Educacionais
Objetivo Geral
Proporcionar condições para a plena compreensão da evolução da Contabilidade, no Brasil e no mundo, por meio da análise e interpretação dos eventos históricos e das correntes doutrinárias que contribuíram para o desenvolvimento do Pensamento Contábil.
Objetivos específicos
1. Compreender a evolução histórica da Contabilidade desde suas bases empíricas até o amadurecimento intelectual que fez surgir a Ciência da Contabilidade, atualmente um ramo das Ciências Sociais Aplicadas;
2. Construir uma concepção crítica dos segmentos da História do Pensamento Contábil – História Geral e História das Doutrinas Contábeis – compreendida do ponto de vista da relação entre o passado e a atualidade;
3. Desenvolver, com base no estudo da História da Contabilidade, uma reflexão crítica das relações entre ciência e sociedade, considerando o papel do Contador na organização, desenvolvimento e avaliação do fenômeno contábil diante dos desafios e perspectivas atuais.
Ementa
Introdução ao estudo da História do Pensamento Contábil; origens históricas da Contabilidade; desenvolvimento da Contabilidade na Idade Média; a Contabilidade na Idade Moderna; a Contabilidade na Idade Contemporânea; a Contabilidade no Brasil, Atividades Extra-sala.
Conteúdo Programático
I INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTÁBIL:
Conceitos e objetivos da Contabilidade;
Abordagens e enfoques da Contabilidade;
A importância do estudo da História do Pensamento Contábil;
Arqueologia Contábil e divisão histórica.
II ORIGENS HISTÓRICAS DA CONTABILIDADE:
Registros rudimentares;
A evolução da linguagem escrita e numérica;
A Contabilidade nas Antigas Civilizações;
III DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE NA IDADE