HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTÁBIL
1. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
1.1 Definições de Pensamento
Pensamento é um substantivo que indica o conjunto de fenômenos. É um processo mental que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Podem ser:
Cognoscitivos (que se podem conhecer)
Intelectivos (que se podem compreender)
1.2 Definição do Pensamento Contábil
O pensamento contábil é aquele que reflete as idéias , as opiniões, as reflexões dos contabilistas em determinada época em relação a um conjunto de fênomenos históricos vividos pela Contabilidade em relação ao seu objetivo. O objetivo principal da contabilidade é o de fornecer informações úteis para os seus usuários.
Além disso, o pensamento contábil possui algumas peculiaridades, quais sejam:
Nem todos os pensamentos convertem-se em teorias;
Nem todos alcançam valor histórico;
Precede a teoria contábil.
Finalmente, cabe destacar que as escolas de pensamnto contábil são formadas a partir de um conjunto de pensamentos simultâneos nas mentes dos contabilistas.
Só conseguiremos uma maior valorização social se deixarmos de enfatizar os registros e à informação e buscarmos valorizar o percurso de vida da riqueza e seu comportamento.
Para o estudo da evolução do pensamento contábil é de extrema relevância uma visão holística da história para que se possa compreender a contribuição de cada região, povo, cultura para formação da Ciência contábil.
A história da contabilidade em 4 (quatro) eras que abrange todo o período histórico.
Era Primitiva
Era Racional
Era Científica
Era da Informação 4000 a.C. Séc. XVI Déc. 50 A divisão por Era possibilitará uma melhor compreensão, tendo em vista que os períodos serão contemplados de uma forma sistemática e evolutiva.
A Era Primitiva abrange a evolução do pensamento contábil da formação do homem até o surgimento da escrita, procurando