Introdução ao ensino de história
Tendo em vista que o homem através do tempo é objetivo de nossas atenções não podemos deixar que apenas alguns nos influência com suas versão, temos que estarmos atentos à aqueles que ainda pouco sabemos mas que podem nos dizer muito.
Devemos entender que o estudo de história é continuo e dinâmico, pois os “fatos” que nos são apresentados hoje podem e provavelmente vão ser reinterpretados renovando sempre nossos conhecimentos e conceitos.
Vestígios (fontes) que permitem a reconstituição do passado, entre eles livros, documentos oficiais como registros civis, títulos de propriedade, mapas, leis, ou então pinturas arquitetura, filmes, músicas, ferramentas, tecidos e tantas outras como as fontes orais, arqueológicos (fósseis, ruínas, túmulos). Embora nem todas as fontes sejam fidedignas elas podem nos auxiliar na busca por elementos que possam nos levar a compreensão ou clareamento de outras épocas conceitos política, sócia e cultural.
Interações com outras ciências como antropologia, paleontologia, geografia, arqueologia e sociologia são de extrema importância para a história e seus colaboradores (historiadores), são elas que muitas vezes possibilitam e que dão luz aos “fatos”.
Os fatos históricos são aqueles que sejam relevantes para um grupo social, como uma a catástrofe natural, assassinatos etc. Todos os fatos são passíveis de várias interpretações conforme a época e quem o interpreta, o fato social é a versão aceita se não por todos, pela maioria.
Cabe aos historiadores olharem para tais acontecimentos com o máximo de