introdução ao consumismo
O consumismo influência de forma direta a formação cidadã. Em meio há tantos temas polêmicos da sociedade atual, eis mais um; a formação inadequada de novos cidadãos.
Consumismo e Formação Cidadã
Consumismo: ato de consumir; consumo além da necessidade.
A sociedade atual enfrenta um grande problema, em especial; entre jovens e adolescentes, o consumismo. Ao longo do tempo a necessidade de possuir algo vem crescendo absurdamente. Um bom exemplo que gera essa discussão é a aparência; ter para ser, comprar roupas de grife mesmo sem condições financeiras para ser uma pessoa aparentemente estável, porque está na moda; ostentar o que não possui, ser alguém que não é por medo dos julgamentos da sociedade atual.
Consumir gera a sensação de poder e conforto, muitas vezes deixando de lado o essencial para seguir o estereótipo imposto, mas são essas sensações que dão gás para o consumo continuar. Hoje em dia, a tecnologia evolui constantemente, as tendências mudam rapidamente e a necessidade de ter acompanha esse ritmo. Um novo produto é lançado no mercado, automaticamente aguça o seu desejo de tê-lo. A publicidade nas mídias sociais influência diretamente o desejo de consumir.
A televisão é um dos meios de comunicação mais popular, por conta disso o acesso do Estado no subjetivo do indivíduo é mais fácil, agindo no psicológico. A sociedade capitalista pratica a política do Pão e Circo, uma forma de tirar o foco do real problema e direcionar á outro sentido, ato praticado há muito tempo, semelhante ao marco na história brasileira; a Ditadura Militar, que durante o governo Figueiredo de 1974 estabeleceu a construção da Transamazônia, fazendo falsas promessas e tirando o foco da população para o problema atual da época.