Meio ambiente e consumo sustentavel
Curitiba 5 de junho de 2013
Introdução
O trabalho a seguir trata principalmente de consumo consciente e sua relação com o meio ambiente, chamando a atenção do leitor para os principais tópicos que seriam: Consumo exagerado, consumo sustentável e o excesso de lixo e seu descarte.
Desenvolvimento
O consumismo é o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada. As pessoas consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, jóias, carros, imóveis) sem ter a necessidade destes.
Ele é estimulado principalmente pela mídia diariamente através de campanhas publicitárias, no cinema e em outros veículos de comunicação como rádios, revistas jornais etc. E essa é a base da cultura da atual sociedade onde comprar é necessidade.
O autor do livro Meio Ambiente e Consumismo, Gino Giacomini Filho tem como objetivo mostrar as maneiras de caracterizar uma sociedade consumista e mostrar a relação entre os diferentes tipos de consumo e o meio ambiente. Para isso divide seu texto em três partes:
1° parte: Autor apresenta alguns conceitos acerca do consumismo
Subconsumo: é o consumo aquém das necessidades reais .
Consumo sustentável: consumo de produtos e serviços que atende as necessidades reais de maneira não destrutiva aos recursos naturais e não ameaçadora da vida no planeta.
Consumismo: é o consumo extravagante, ou seja, além das necessidades e demandas reais , inclusive além daquelas compatíveis com o princípio de sustentabilidade.
- Quase todo consumo é considerado consumismo nesse âmbito da sustentabilidade, haja vista que mesmo consumindo somente o necessário há impactos ambientais dado o uso de recursos naturais.
- Mensuração do consumismo será sempre indicativa ou sugestiva: Consumo pode ser mensurado, já o consumismo não, pois as necessidades das pessoas e comunidades são diferentes. Sendo assim, não há como saber onde acaba a