introdução ao ambiente java
1. Aprender o que é Java.
2. Aprender o que é Java EE.
3. Aprender a criar o ambiente para desenvolvimento.
4. Criar a primeira aplicação Simples Java EE.
Java
Antes de termos uma introdução a plataforma Java, temos que ter uma ideia de como era o cenário para desenvolver programas de computador.
Existem muitos Sistemas Operacionais, como Linux, Windows, MacOS e outros, e cada um deles tem o seu funcionamento muito especifico. Muitos programas de computador rodam sobre o Sistema Operacional e esses programas devem saber como “conversar” com ele.
Vamos utilizar como exemplo a Linguagem C++. Quando um desenvolvedor C++ compila o código C++, ele gera o programa para um determinado Sistema Operacional, por exemplo, se ele compilar no Linux esse programa só rodará no Linux, pois ele apenas consegue “conversar” com o Linux.
Mas e se o programador precisar que o programa rode no Windows também? Bom aí ele deverá compilar o código C++ no Windows, isso se ele não precisar mudar nada no Código.
O que é a Plataforma Java
Para evitar o problema descrito acima, onde o programador tinha que compilar o código fonte para cada Sistema Operacional, foi desenvolvida pela Sun a linguagem de programação
Java. Os programas em Java rodam em cima de uma Máquina Virtual Java chamada de JVM.
Isso faz com que o Java não seja apenas uma linguagem de programação, mas sim uma
Plataforma, já que ela possui um próprio ambiente de execução.
Sendo assim, os programas desenvolvidos em Java são independentes de Sistema
Operacional. Eles “conversam” com a JVM.
Por ser independente de Sistema Operacional o Java é uma linguagem de programação multiplataforma. ● Multiplataforma: Significa que o mesmo código fonte é executado em várias plataformas. Exemplo: para executar um programa não Java no Windows temos os “.exe” e no Linux temos o “.bin”, por padrão o Windows não executa o “.bin” e o Linux não