Aditivos Poliméricos para Fluidos de Perfuração
ADITIVOS POLIMÉRICOS PARA FLUIDOS DE PERFURAÇÃO
Docentes: Beatriz Lira Marques Lemos
Luara Katarinee Silva Sousa
Discente: Prof. Dr° Kássie Vieira Farias
Campina Grande, 02 de abril de 2014.
1. Introdução
Os fluidos de perfuração são complexas misturas de sólidos, líquidos e gases, que são desenvolvidos com o objetivo de permitir a realização da perfuração de poços de petróleo, garantido a estabilidade da região bem como condições favoráveis e seguras para o sucesso da operação.
A chamada formulação ideal de um fluido é importante uma vez que diversos problemas podem ser causados caso o fluido de perfuração não esteja de acordo com o sistema a ser perfurado. Esses problemas podem ser: a perda de circulação, ineficiência da limpeza do poço, ocasionar um potencial agressivo ao meio ambiente, ser um potencial formador de hidratos, dentre outros [1].
As lamas são constituídas por uma fase predominante também chamada de contínua podendo ser líquida (óleo ou água) ou gasosa, a partir dessa fase predominante temos a incorporação de outros elementos (sólidos, líquidos ou gases) para conferir às lamas as especificações adequadas. Sendo assim, as lamas são complexas misturas de sólidos, líquidos e gases [2].
A seleção e a utilização de um fluido de perfuração adequado tem sido um importante papel técnico e econômico na perfuração de um poço. Vários aditivos, como lubrificante, anti-espumante, viscosificante, redutor de filtrado, inibidor de argilas hidratáveis ou expansivas, controlador de pH, selante e bactericida, são utilizados na composição do fluido. Cada aditivo tem uma função específica, sendo o custo do fluido de perfuração diretamente proporcional à quantidade e tipos de aditivos utilizados. Ainda que responsável por uma significante