Introdução alunos
Aprender uma técnica de redação é muito importante para que o aluno não se desespere no momento da prova. Esse sem orientação, ao receber o tema ou assunto a ser desenvolvido, não sabe como proceder e comete erros.
Estrutura da redação:
Classicamente, uma redação deve constar de três partes: INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO. a) Introdução
Introduzir significa “levar para dentro”. Na introdução portanto, conduzimo-nos para dentro do tema, do assunto.
A introdução apresenta a ideia que vai ser discutida (tese). Ela é muito importante, sendo o contato inicial do leitor com o texto e, portanto, deve atraí-lo, despertar-lhe o interesse. Assim, deve ser objetiva e simpática. E, sobretudo, não pode ser longa. Ao escrever seu primeiro parágrafo, você pode fazê-lo de forma criativa. Por isso, evite os lugares-comuns como: atualmente, hoje em dia, desde épocas remotas, o mundo de hoje, a cada dia que passa, no mundo em que vivemos, na atualidade.
Tipos de Introdução
1. DECLARAÇÃO(tema: liberação da maconha)
É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.(Alberto Corazza, Istoé, 20 dez.1995.)
A declaração é a forma mais comum de começar um texto. Procure fazer uma declaração forte, capaz de surpreender o leitor.
2. DEFINIÇÃO (tema: o mito)
O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINHS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia.)
A definição é uma