Introduçaõ a contabilidade
A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.
Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.
São através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do seu patrimônio. O patrimônio pode ser um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas.
Em contabilidade ele se apresenta sob três formas: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma entidade, como por exemplo, dinheiro em Caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias, Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc. Já o Passivo Exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve; as dívidas que ela contraiu, como por exemplo, fornecedores, impostos a pagar. Por fim, o Patrimônio Líquido é o valor aplicado pelos proprietários do patrimônio na entidade.
Os principais conceitos sobre a contabilidade
1) “A contabilidade é um conjunto ordenado de conhecimentos, sistematizados, com princípios e normas próprias, que tem como função registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações desse patrimônio, para auxiliar a tomada de decisões de seus administradores” (FRANCO, 1997).
2) “A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões” (MARION, 1998, p. 24).
Objeto e objetivo da contabilidade
De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o parimônio das entidades é o