introduçao a filosofia
Aspectos da Filosofia Contemporânea
IGACI-AL
ANAILZA DA SILVA SOUZA
JOSÉ RAMOS DOS SANTOS SILVA
Fichamento dos Aspectos da Filosofia Contemporânea
Trabalho para obtenção de nota da disciplina Filosofia.
Orientado por:
IGACI-AL
Aspectos da Filosofia Contemporânea
Introdução
Neste trabalho será feita uma analise e comparação dos principais aspectos da filosofia contemporânea nos séculos XIX e XX, e sua forma de pensamento sobre: o homem, as sociedades, as ciências e as artes, os quais foram se modificando ao longo da historia. Vendo também sobre a razão, que esta no grupo das palavras anônimas, tendo vários sentidos para mesma. Sendo usada e entendida de acordo com o momento e a situação que é aplicada. Ora com o sentido de Causa justificativa de algo, e ora Sanidade mental; causa e motivo e etc.
Capítulo V
Aspectos da Filosofia Contemporânea
5.1. História e Progresso
O séc. XIX foi grande século da descoberta da história do homem, das ciências, das sociedades e das artes, sendo essa história considerada progressiva, pois vai evoluindo e se aperfeiçoando com o tempo.
Porém, a filosofia do séc. XX é contraditória a essa forma de pensamento, considerando a história descontínua e não progressiva, pois essa ideia iria servir apenas como desculpa para legitimar o colonialismo e o imperialismo, onde os mais fortes tinham todo o direito de dominar os mais fracos.
5.2. As Ciências e as técnicas No séc. XIX a filosofia tinha plena confiança na evolução tecnológica a qual serviria de instrumento de controle entre as pessoas e a natureza. Já no séc. XX, uma escola alemã de filosofia desenvolveu uma concepção conhecida como teoria crítica, distinguindo-se duas formas de razão:
(a) a razão instrumental, que não usa os meios tecnológicos como uma