introduçao a engenharia 1 e 2 caps
A chegada a Universidade é muito importante para um estudante de Engenharia, pois exige estudos constantes e uma melhor preparação para um pleno processamento e captação da matéria que será estudada. A qualidade do curso não é determinada pelo professor apenas, de laboratórios, bibliotecas e salas confortáveis. Mesmo que favorecendo bastante, tudo isso não é tão importante quanto à determinação do estudante e a sua participação ativa nas atividades acadêmicas.
Se tudo isso que foi abordado não for seguido pelo futuro estudante de Engenharia, aconselha-se que ele desista do curso. Pois do contrário, ao fazer um curso de ensino superior somente para obter-se um diploma deve ser extremamente frustrante.
O nosso objetivo central não é analisar todos os detalhes da vida universitária, mas sim chamar atenção para alguns detalhes relevantes. Assim, fica recomendada uma reflexão, uma conversa com os amigos ou uma orientadora vocacional para entender melhor o assunto e se tudo isso é o esperado. Podemos afirmar que o que esta escrito a seguir tem como objetivo a melhor adaptação dentro do fascinante novo ambiente que é a universidade.
Uma nova fase:
Passamos para uma fase totalmente diferente ao deixar o ensino médio, fazendo com que a forma de conhecimento e de trabalhar seja a coisa mais importante a ser aprendida.
No ensino médio, os estudantes são levados a viver e aprender de uma forma muito passiva, pondo o professor em um pedestal e responsável por tudo que acontece dentro do ambiente de sala de aula. Já dentro de uma sala de universidade a coisa muda de figura totalmente, o estudante deve ser o agente ativo e não passivo, e o professor apenas uma fonte de conhecimento e auxilio extra. Nessa nova fase, o estudante é considerado o cobrador, que tem de estar disposto a direcionar o seu aprendizado com autonomia, dosando de acordo com seus interesses.
Porém essa tal liberdade deve ser usufruída aos poucos, com responsabilidade. De modo que não é