introduçao a economia
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
(Retirado de MOCHÓN, F. Princípios de economia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007)
1.1 A economia a oportunidade de escolha
A economia se ocupa das questões relacionadas à satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade. Para a satisfação das necessidades materiais (alimentos, vestuário ou moradia) e não materiais (educação, lazer ...) de uma sociedade, seus membros devem realizar determinadas atividades produtivas. Mediante essas atividades, obtêm-se os bens e serviços necessários, entendendo por bem ou serviço todo meio capaz de satisfazer uma necessidade, seja dos indivíduos, seja da sociedade. A economia se ocupa da maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir diversos bens e distribuí-los para consumo entre os membros da sociedade. Na vida real, estamos constantemente escolhendo. Os consumidores, as empresas e o setor público têm o tempo todo, de examinar alternativa na hora de agir e decidir qual delas é mais conveniente. Com efeito, todas as sociedades deparam com a escolha e, portanto, atuam no contexto da economia. O estudo da economia se dá sob enfoques: o micro e o macroeconômico. A microeconomia estuda os comportamentos básicos dos agentes econômicos individuais, ou seja, é o estudo do modo como as famílias, as empresas e o setor público tomam decisões, bem como o estudo da forma como eles interagem. A macroeconomia, por sua vez, analisa os comportamentos agregados ou globais e se ocupa de temos como emprego, inflação e o produto total de uma economia, isto é, é o estudo dos fenômenos que afetam o conjunto da economia.
1.1.1 Escassez e escolha
A escassez não é um problema tecnológico, mas de disparidade entre desejos humanos e mios disponíveis para satisfazê-los.
As pessoas tratam de atender inicialmente as suas necessidades biológicas ou primitivas, isto é, aquelas relacionadas com alimentação, moradia e vestuário. Da mesma maneira, precisam prover-se