Florence
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
PROFESSORA: ELAINE RIBEIRO DE PAULA
ALUNA: LETÍCIA GONÇALVES SILVA
TEORIA DE ENFERMAGEM DE FLORENCE NIGHTINGALE
Florence Nightingale , considera como principal fator de influência externa que afeta a vida o meio ambiente que são capazes de previnir, suprimir ou contribuir para doenças e a morte. O meio ambiente interfere tanto na saúde, quanto no processo de cura. Dentre esses elementos destacam-se:
1.Ventilação: Conservar o ar puro quanto o ar exterior sem deixa-lo sentir frio.
2.Iluminação: Além de ar puro necessita de claridade, mas a luz solar.
3.Calor: a enfermeira deve se assegurar para que o paciente não perca calor vital.
4.Limpeza: O local inadequado como um quarto sujo é fonte de infecções, por isto é preciso manter o local higienizado que proporciona conforto ao paciente.
5.Ruídos: Sem o silêncio se torna impossível uma boa assistência por ente motivo a enfermeira deve ficar atenta.
6.Odores: Caso o odor seja proveniente da doença de ser removido. O quarto deve ser ventilado livre de odores.
7.Alimentação: É essencial para cura e deve ser administrada cuidadosamente pela enfermeira.
O psicológico de um paciente ao estar em um ambiente negativo pode resultar em estresse físico, que afeta o emocional. Por isso deve se oferecer uma variedade de atividades e sempre se comunicar dando atenção e tratando de assuntos agradáveis.
O ambiente social previne as doenças, pois há dados relativos isso exige um poder de observação da enfermeira. A doença assume características diferentes em cada paciente o que merece atenção.
A enfermagem coloca o paciente em melhores condições para que a natureza possa agir. Foi centralizado a figura da enfermeira, mas não excluiu o paciente “tudo que o doente puder fazer por si mesmo, será melhor que faça, isto vai significar muito pra ele menos ansiedade”