Florence
O filme trata da vida de Florence Nightingale, que foi uma mulher à frente de seu tempo e com muito esforço lutou para vencer os paradigmas impostos às enfermeiras durante o século XIX, lutando para melhorar as condições até então precárias dos hospitais. Sua família rica, tradicional e religiosa, não aprovava a ideia de Florence ser uma enfermeira devido aos preconceitos que esta profissão sofria na época. Mas ela não desistiu de seu sonho e abriu mão da vida ao lado de sua família para seguir seu sonho e revolucionar a área da saúde, em especial, a Enfermagem Moderna.
Florence teve sua vida mudada ao entrar em um hospital, onde ficou horrorizada com a situação precária e o descaso com os pobres e indigentes. A partir daí decidiu dedicar-se à caridade, encontrando seu caminho na enfermagem.
Com seus estudos concluídos Florence tornou-se chefe de enfermagem e depois de algum tempo depois administradora de um hospital, onde desejava colocar em pratica suas ideias para melhorar o ambiente e dar novas regras para o cuidado aos pacientes.
Em 1854, durante a Guerra da Criméia, Florence se comoveu com as condições que os soldados feridos se encontravam, e tomou a decisão de ir para os campos de Scaturi localizado na Turquia (local para onde os feridos na guerra eram levados) com mais 40 enfermeiras voluntarias. Assim que chegaram em Scaturi, não puderam desempenhar seus papeis, pois no exercito existia muito preconceito contra as enfermeiras.
Depois de algum tempo com a situação dos soldados piorando cada vez mais, enfim elas foram convocadas para ajudar e começaram abrindo as janelas, limpando os leitos e distribuindo de acordo com os tipos de infecção. As roupas sujas foram trocadas, os ferimentos foram limpos. Com suas reformas, a taxa de mortalidade foi reduzida e fez de Florence uma enfermeira reconhecida. Das 40 voluntárias que foram com ela, algumas desistiram e voltaram para suas casas.
Seis meses depois