introduçao a acupuntura
A Acupuntura é uma terapia milenar que vem mostrando curas e melhoras categóricas. Trabalha o tratamento, manutenção da saúde e prevenção. É considerada a medicina mais antiga do mundo. Há mais de cinco mil anos (3000 anos de registros escritos e mais de 2000 com achados arqueológicos) os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males. O tratamento é feito pelos canais de energia (meridianos) que percorrem todo o corpo, e esses canais contém os pontos de acupuntura (CASADO e SÁ, 2008).
De acordo com Lima et al., (2009), o termo acupuntura vem do latim: acus = agulha, e punctura= picar, isto porque os padres jesuítas franceses do século XVII foram em missão cientifica à China e descobriram a prática de se enfiar agulhas finas em pontos cutâneos específicos, para o tratamento de diversas doenças e algias, com o objetivo de regular a circulação de energias pelo organismo promovendo a homeostase.
A Medicina Chinesa possibilita que o acupunturista escolha entre dois mil pontos por todo o corpo. As ferramentas terapêuticas disponibilizadas são precisas, previsíveis de diagnóstico e formulação de tratamento (LYTTLETON, 2006). O mesmo autor acrescenta que, além disso, classifica o padrão de sinais e sintomas nos quais um indivíduo se manifesta sob determinadas circunstâncias. “O diagnóstico é realizado juntando-se as informações obtidas por meio de características do pulso, exame da língua, pele etc., e a coletânea de sintomas (LYTTLETON, 2006, p.15).
A Acupuntura trata as doenças por meio de agulhas. Consiste em inserir uma agulha metálica de corpo longo e ponta fina em determinados lugares (pontos), aplicando certos meios de manipulação para produzir sensações no paciente, intumescimento, distensão e sensação de peso, com a finalidade de curar uma enfermidade (ONETTA, 2005).
De acordo com Stux e Hammerchlag (2005), há evidências de que a Acupuntura pode substituir o uso de remédios “sendo mais efetiva,