Introduçao sobre a divida interna do Brasil
Grupo: 153-7
Jéssica Danielle Dias Nogueira (Jessica.danielle@outlook.com)
Jefferson da Silva Rodrigues
Leandro de Souza Novaes
Silas Alexandre Costa de Camargo
Thiago Teixeira da Silva
Introdução
A dívida pública é a soma de tudo aquilo que todos os órgãos do Estado brasileiro devem, incluindo o governo federal, estados, municípios e empresas estatais. Para se calcular a dívida, basta diminuir do total de débitos, o total de créditos realizáveis e teremos então a posição financeira do setor público. A dívida interna é aquela que deve ser paga com moeda nacional, neste caso, o Real. Tal dívida surge a partir do financiamento de novos gastos públicos em bens e serviços (educação, infraestrutura, saúde), pagamento de juros sobre as dívidas contraídas anteriormente e gastos com política monetária e cambial.
O endividamento pode ocorrer por meio da emissão de títulos públicos ou pela assinatura de contratos. Quando os recursos são captados por meio da emissão de títulos públicos, a dívida daí decorrente é chamada de mobiliária. Quando a captação é feita via celebração de contratos, a dívida é classificada como contratual.
Os títulos públicos federais são instrumentos financeiros de renda fixa emitidos pelo Governo Federal via oferta pública (leilão) ou diretamente ao detentor. Já os contratos são usualmente firmados com organismos multilaterais, tais como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, com agências governamentais, como o Japan Bank For International Cooperation e o KfW, e com bancos privados.
Atualmente, toda a Dívida Pública Federal em circulação no mercado nacional é paga em real e captada por meio da emissão de títulos públicos, sendo por essa razão definida como Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi).
Biografia: http://www.cefetsp.br/edu/eso/dividainternafabio.html http://www.tesouro.fazenda.gov.br/o-que-e-a-divida-publica-federal-