Introduçao/ resumo iso 9000
A ISO é a entidade responsável pela padronização de produtos, serviços e outros assuntos como meio ambiente, Segurança Alimentar e etc., exceto do setor eletro-eletrônico , onde a responsabilidade fica a cargo da IEC – International Eletrotechnical Commission.
A ISO é uma entidade que congrega os grêmios de padronização/ normatização de 170 países, está foi fundada em 1947, em Genebra – Suíça. • A ISO E A GESTÃO DA QUALIDADE
O objetivo do Sistema de Gestão da Qualidade – SGC é estabelecer um conjunto de elementos, interagindo com a força de trabalho, por meio de diretrizes e padrões, para promover a melhoria da qualidade dos serviços e aumentar a postura preventiva com relação a manutenção e logística. • PRINCIPIOS DA ISO
Os oito princípios de gestão da qualidade foram identificados como sendo a estrutura básica capaz de direcionar uma empresa para melhorar seu desempenho.
1. Foco no Cliente - Organizações dependem de seus clientes e, portanto, é recomendável que atendem as necessidades atuais e futuras do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas.
2. Liderança – Lideres estabelecem a missão e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.
3. Envolvimento das Pessoas – Pessoas de todos os níveis são essência de uma organização , e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para benefício da organização.
4. Abordagem de Processo – Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo.
5. Abordagem Sistêmica para Gestão – Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema que contribui para a eficácia e a eficiência da organização no sentido desta atingir os seus objetivos.
6. Melhoria Contínua – Convém que a melhoria