introduçao do serviço social
QUESTÕES
1- Na história do Serviço Social no Brasil a Igreja Católica teve grande importância na construção da identidade profissional, embora com o avanço do capitalismo, as ações de caridade da igreja, perdesse parte de sua autonomia para o Estado. Descreva como eraa prática profissional da assistência social neste período.
Na historia do serviço social no Brasil a igreja católica teve grande importância como papel inicial a formação dos assistentes sociais.
Embora suas características não fosse favoráveis .
A assistencia social era visto como uma pratica e não como uma política, uma pratica necessária, e não transformado sendo uma ação de provisoridade, isolada e desarticulada das outras políticas no país. A igreja e a burgesia apoiava o profissional de assistência social. Pelo fato de a burguesia apoiar os assistentes sociais eles tinham o papel de representar o estado diante da população até 1930 não se tinha a pobreza como expressão da questão social e, quando se destacava, era combatido e tratado como questão de política ou individual. Em 1935 foi criado o departamento de assistência social onde dedicava a assistência ao menor. Com o apoio da igreja em 1936 é fundado a escola de serviços sociais de São Paulo.
2- Explique segundo os autores, o que foi o Movimento de Reconceituação. Apesar da importância do exercício profissional, a profissão não conseguia delimitar sua competência diante das demais profissões. A profissão tornava-se difícil de obter a compreensão da população e das instituições, que nem sempre respeitava as prerrogativas da assistente social. Os assistentes sociais passaram a organizar e desenvolver projetos criando novas alternativas direcionada a comunidade. Em 1964 ocorreu no Brasil o golpe militar, e apartir daí teve-se uma crise dos serviços social tradicional e apartir daí começa um movimento. Em abril de 1964 movimento de Reconceituação a qual