introduçao do big bang
- Expansão do Universo
O Big Bang, ou grande explosão, também conhecido como modelo de grande explosão térmica, parte do princípio de Friedmann, onde, enquanto o Universo se expande, a radiação contida e a matéria arrefecem.
Em 1927, o padre cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966), derivou independentemente as equações de Friedmann a partir das equações de Einstein e propôs que os desvios espectrais, observados em nebulosas se deviam à expansão do universo, que por sua vez seria o resultado da explosão de um átomo primordial.
Segundo esta teoria, o universo surgiu há pelo menos 15 mil milhões de anos, a partir de um estado primordial de temperatura e desunidade altamente elevados. Embora essa explicação tenha sido proposta na década de 1920, a sua versão actual, é da década de 1940 e deve-se ao grupo de George Gamow, que deduziu que o Universo teria surgido após uma grande explosão resultante da compressão de energia.
Segundo Gamow, na expansão do universo a partir do seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina, o resultado foi uma violenta redução de densidade e temperatura, após este ímpeto inicial, a matéria passou a predominar sobre a antimatéria.
Ainda segundo Gamow, toda a matéria existente hoje no universo encontrava-se concentrada no chamado “átomo inicial” ou “ovo cósmico”, e que uma incalculável quantidade de energia, depois de intensamente comprimida, repentinamente explodiu, formando posteriormente gases, estrelas e