Angelica
Conceito: È uma técnica de diagnostico radiográfico que, com utilização de contraste iodado. Possibilita a avaliação de estruturas do trato urinário inferior.
Importância
Uretrocistografia Retrógrada: O objetivo do exame é demostrar toda a uretra para visualização de possíveis obstruções ou traumas. É um exame radiológico não funcional da uretra masculina.
Uretrocistografia Miccional: O objetivo deste exame é avaliar o funcionamento da bexiga e da uretra com imagens radiográficas.
Preparo para Uretrocistografia Retrógrada e miccional
Este exame não necessita de preparo prévio.
Caso o paciente tenha reação alérgica a contraste iodado, medicamentos a base de iodo ou alimentos como camarão e frutos do mar, avisar a um dos médicos da equipe, pois será necessário o uso de medicação antialérgica antes da realização do exame.
Indicação:
Retrograda: Homens, cálculos uretral, tumor na uretra, retenção urinária, estenose do canal da uretra, refluxo ereteral.
Indicações, Miccional: mulheres, trauma pélvico, incontinência urinária, refluxo urinário, estenose da uretra.
Contraindicação:
Pessoas alérgicos a iodo.
Sobre o Contraste
Retrograda: são utilizados dois tipos de contraste iodado não iônico: oleoso ou lipossolúvel e hidrossolúvel. O contraste iodado não iônico lipossolúvel tem difícil absorção e viscosidade, enquanto o contraste iodado não iônico hidrossolúvel é facilmente absorvido e mais viscoso, por isso, é o mais utilizado. A quantidade utilizada é de aproximadamente 40 ml de contraste e 20 ml de soro fisiológico.
Miccional: é tudo igual á retrograda, só muda a quantidade, é 40 ml de contraste diluído em aproximadamente 150 ml de solução fisiológica.
Reações alérgicas:
A maioria dos pacientes que utiliza contraste iodado evolui bem, sem problemas e as reações, quando surgem, tendem a ser leves e passíveis de controle pelo médico. Os casos mais freqüentes são as chamadas reações vasovagais, em geral sem gravidade, como