INTRODUCAO A CONTABILIDADE PUBLICA
É a ciencia que estuda, a forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produção, distribuição e consumo, ou seja, o processo eficiente de utilização de recursos escassos.
Em ciencia economica disse-mos que uma economia esta a produzir eficientemente, quando não pode aumentar o bem estar de um individuo sem prejudicar o de um outro qualquer.
1.1 INTERVENIENTES DA ECONOMIA
São todos agentes que intervem na economia exercendo pelo menos uma actividade economica (Produção, Distribuição e Consumo)
Empresa – todo conjunto organizado de recursos financeiros, materiais e humanos actuando na produção de bens e serviços que satisfazem necessidades, cujo principal objectivo é a maximização do lucro.
Familias – São os principais demandantes de bens e serviços produzidos pelas empresas e são em simultaneo a mão-de-obra das mesmas.
Estado – é o agente regulador da economia, com o intuito de satisfazer as necessidades colectivas.
1.2 NECESSIDADE
É o estado de carência ou insatisfação pela ausencia de consumo de um bem ou serviço
Classificação das Necessidades
› Primaria › Importância › Secundaria
› Economicas
Necessidades › Custo › Livres
› Individuais
› Abrangencia › Colectias 2. FINANÇAS PÚBLICAS E PRIVADAS
2.1 CONCEITO, CARACTERIZAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO
O Conceito de Finanças públicas confunde-se muitas vezes com o de Finanças Privadas. Trata-se de uma mera similitude vocabular, que não corresponde a qualquer realidade do mesmo tipo ainda que existam razões históricas que possam justificar a utilização paralela do mesmo termo para designar duas realidades distintas.
Entende-se por Finanças Privadas os aspectos tipicamente monetários de financiamento de uma economia abrangendo-se aqui os problemas de moeda e créditos ou mais restritamente os mercados financeiros onde se transaccionam activos representados por titulos a médio e longo prazo.
Enquanto que Finanças Públicas entende a