INTRODU O A HISTOLOGIA Este Ta Certo

2914 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO A HISTOLOGIA
E definida como sendo a ciencia, parte da biologia que estuda os tecidos , O termo histologia fo utilizado pela primeira vez em 1819 por Mayer que aproveitou o termo tecido de Bichat (anatomista frances) que instituiu por volta de 1800, para descrever macroscopicamente as diferentes texturas encontradas por ele no corpo animal.
O QUE E TECIDO?
O corpo de organismos multicelulares e constituido por diferentes tipos de células especializadas em realizar diversas funções ,células com determinada especialização organizam-se em grupos , constituindo os tecidos.
ORIGEM EMBRIONARIA DOS TECIDOS
Vamos começar do inicio o espermatozoide e o ovulo ambas células apresentando a metade do numero de cromossomos ( haploides ) encontram-se em um ambiente propicio , utero ou meio de cultura , então ocorre a fecundação formamdo uma celula chamada zigoto , ele passa a sofrer sucessivas mitoses ( clivagem ) por volta do setimo dia observa-se um amontoado de células envoltas por uma membrana . Cada célula e chamada de blastomero ( células ainda não diferenciadas ) nesse estagio e embrião e chamado de mórula . Os blastomeros sintetizam um líquido rico em acido hialuronico que vai se acumulando dentro do embrião , por volta do oitavo a nono dia forma-se uma pequena cavidade no interior do embrião , A blastocele neste momento o embrião passa a se chamar blástula ou blastocito . A cavidade aumenta e pela expansão interna do embrião a mórula e rompida , esta massa celular começa a se dobrar para dentro de si mesma e se forma uma cavidade central chamada de gastrocele , neste momento forma-se a gástrula ,nesta fase e possivel identificar os dois primeiros tecidos embrionários ectoderma e endoderma : ectoderma e o folheto embrionário externo e o endoderma o folheto interno . A partir do endoderma forma-se o folheto medio o mesoderma . a paritr dai começa haver diferenciação celular e formação dos tecidos animais , por exemplo do ectoderma forma-se o

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • monografia
    70865 palavras | 284 páginas
  • PSicologia
    268269 palavras | 1074 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas