POLICIAMENTO AMBIENTAL
DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS
INSTRUTOR:
MAJOR PM FAGNER AUGUSTO DO NASCIMENTO
POLICIAMENTO AMBIENTAL
TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES
14º PELOTÃO – 2ª CIA
LUCAS VINÍCIUS KRAPPER
LUCAS VINÍCIUS SILVA GRADE
MARCELO ALVES PACHECO
RAFAEL ACASSIO PIO
RHAYLANDER SOUZA VARJÃO
RONAF ANDRADE MARINHO
RONAN DE OLIVEIRA FERRO
CUIABÁ
2015
APRESENTAÇÃO
Na sociedade atual os problemas e desafios a serem enfrentados no campo da segurança pública são vários, fazendo com que os profissionais desta área se capacitem cada vez mais e conscientizem os infratores ambientais em relação aos crimes que estão cometendo e as suas consequências para vida do ser humano e para vida dos animais silvestres.
OBJETIVOS
Conscientizar a população a respeito tráfico de animais silvestres, de modo que não adquiram animais de forma ilegal, contribuindo assim para a nossa biodiversidade, biodiversidade essa que contribui para a sobrevivência humana.
DESENVOLVIMENTO
O Brasil é um dos principais alvos de traficantes da fauna silvestre devido a sua imensa biodiversidade, esses traficantes movimentam cerca de 10 a 20 milhões de dólares em todo o mundo, colocando o comércio ilegal de animais silvestres na terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas, sendo que o Brasil participa com 15% desse valor.
A fauna apresenta números relevantes em relação à biodiversidade no mundo, entre os vertebrados, o Brasil abriga 517 espécies de anfíbios (das quais 294 são endêmicas), 468 de