Introdu o a Engenharia 1
Acadêmicos: Gabriel Lopes, Ítalo Fiúza, Kristin Rafaela,
Matheus Soares, Naiany Ramos, Rayane Dias e Thiago
Gomes.
Patologia na Construção Civil
O termo "patologia" é derivado do grego (pathos -
doença, e logia - ciência, estudo) e significa "estudo da doença". Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. Essas patologias podem se manifestar de diversos tipo, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura. Por ser encontrada em diversos aspectos, recebe o nome de manifestações patológicas.
*Pesquisa feita na Europa na década de 70.
Infiltração
As infiltrações são os danos mais comuns nas
construções e podem ser encontradas nas mais variadas edificações. É ocasionada na maior parte das vezes pela má instalação hidráulica do local. Algumas infiltrações são causadas quando uma edificação absorve de modo exorbitante a umidade do solo, prejudicando os materiais que formam a estrutura. As principais estruturas atingidas são as de concreto e alvenarias com deficiência na impermeabilização. Essas infiltrações causam manchas indesejáveis nas paredes, bolhas e danos na pintura, inundações. Além da estética, danificam também a estrutura da edificação.
Exemplos de infiltrações:
As infiltrações causam danos visíveis a pintura do local, porém o mal maior é o que não podemos ver. Dentro do corpo da obra, as infiltrações danificam a estrutura e podem ocasionar danos ainda maiores, como por exemplo corrosão na estrutura metálica.
Além disso, as infiltrações podem acabar expondo as armaduras de metal, o que ocasiona um dano grandioso a estrutura da obra. Dependendo do grau tendo até que se realizar uma reforma apurada em determinado ponto.
Como resolver o problema da infiltração?
•Para resolver o problema geralmente é necessário raspar o reboco na região onde há a infiltração e esperar secar. Depois o correto seria aplicar algum produto