introdu o a engenharia civil 1
2
Ramos da Engenharia civil
O engenheiro civil tem a seu favor um vasto mercado de atuação é o responsável por todas as etapas de uma obra que vão desde o projeto ao acabamento, pois poderá participar da pesquisa, criação e desenvolvimento de novos produtos, ou mesmo os já existentes com novas criações, porém sempre faz-se necessário lembrar que ele terá a responsabilidade, inclusive jurídica de qualquer projeto do qual fizer parte, desde o seu início até a sua conclusão.
De acordo com a necessidade ou complexidade do projeto, poderão fazer parte do mesmo, equipes de engenheiros, pode-se ainda desenvolver atividades relacionadas com: análise e localização de terrenos, análise do solo e hídrica, determinar o projeto de construção e cronograma, estudo de materiais, inclusive reutilização e custos, o uso de equipamentos e veículos, avaliar através de cálculos a resistência do material empregado, condições climáticas da região, normas e medidas de segurança em relação à vida em geral, ao meio ambiente e ao solo utilizado e o profissional pode ainda, trabalhar em instalações elétricas de pequeno porte, administração e gerência, informática e pequenos projetos arquitetônicos, fazendo uso no que lhe compete. Hoje as especializações ligadas à qualidade, à segurança e à proteção estão em crescimento. Além disso, o surgimento de planos populares para a compra de imóveis financiados pelas construtoras implica em um aumento no número de obras e, consequentemente, uma maior demanda de profissionais da engenharia civil, campo de trabalho é bem amplo, muito embora sempre vinculado diretamente à situação econômica do país.
2.0-Construção civil e Urbana É a execução e gerenciamento de obras, levando em conta custos, eficiência e segurança. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se a criação de fundações, concretagem, acabamento, construção de pontes e túneis, dentre muitos outros exemplos. O profissional especializado nesta área deve possuir