Contabilidadee 2 Trabalho
Os Princípios de Contabilidade são normas gerais na aplicação da Ciência Contábil. Caso não existisse esses princípios de contabilidade,as entidades poderiam ter sua forma própria de registrar os fatos contábeis, tornando impossível a correta mensuração da riqueza patrimonial, necessária à defesa dos interesses da coletividade, dos particulares e dos próprios sócios e acionistas. É com eles que a contabilidade é regrada.
São seis os Princípios de Contabilidade:
1- Princípio da Entidade;
2- Princípio da Continuidade;
3- Princípio da Oportunidade;
4- Princípio do Registro pelo Valor Original;
5- Princípio da Competência;
Estes princípios devem ter três características:
1-Úteis;
2-Objetivos;
3-Praticáveis;
A Resolução CFC nº 750/93 (com alterações dadas pela Resolução CFC nº 1.282/10) dispõe sobre os Princípios de Contabilidade (PC):
"Art. 1º - Constituem PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC) os enunciados por esta Resolução.
1º A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
2º Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.”
Artigo 2º fala que os Princípios representam a doutrinas e a teoria da ciência da contabilidade.
Princípio da Entidade
Art. 4º O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e autonomia patrimonial.
O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
Princípio da Continuidade
Art. 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro. a mensuração e a apresentação dos componentes do Patrimônio levam em conta a circunstância. (Resolução CFC nº. 1.282/10)
Princípio da Oportunidade
Art. 6º O