INTRODU O SOCIOLOGIA
À Sociologia e uma ciência da observação. Durante milhares de anos, homens vêm refletindo e testando compreender o comportamento de seus semelhantes. As primeiras tentativas de compreender a ação humana esbarram-se todavia em interpretações teológicas, mitológicas e muitas vezes fantasiosas .Assim para os gregos ,os fenômenos menos ”sociais” tinha uma base de explicação mitológica, isto é ,Zeus, senhor dos homens e dos deuses, era quem mantinha a ordem do mundo moral e físico.
“O homem nasce puro, a sociedade é que o corrompe”. Em outras palavras Rousseau estabelece que homem é um ser social.
O NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Pode-se dizer positivismo foi verdadeiramente sistematizada de conhecer a realidade social
O principal representante do positivismo foi Augusto Comte (1798-1857).
O CONCEITO DO PENSAMENTO POSITIVISTA
O idealismo, pensamento predominante até a primeira metade do século XIX, passa a ser combatido eo positivismo é que primeiro leva esse combate adiante. O positivismo representa então uma reação contra o idealismo.
A diferença fundamental entre o idealismo e o positivismo e a seguinte o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão;
O segundo ao contrario, quer limitar-se a experiência imediata.
FUNDAMENTO DO POSITIVISMO
Comte estabelece no livro Curso de Filosofia Positiva os três princípios básico do estado positivista. De acordo com esse principio, a vida da humanidade compreende em três estágios, sendo atual, isto é aquele no qual vivia Comte o principal deles.
O primeiro estagio esta relacionado à maneira de a humanidade explicar o mundo, uma explicação que sempre provinha dos mitos e das crenças religiosas.
No estagio teológico, o espirito humano dirige essencialmente suas investigações para natureza intima seres, as causas primeiras e finais de todos os